quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Uma breve comparação de preços

O Apple TV, lançado nos EUA algum tempo atrás tem como grande atrativo o seu preço: 99 dólares (que, dependendo da loja pode diminuir para 89). Eu sempre tive vontade de ter uma e me animei com a ideia de termos Apple TVs sendo vendidas no Brasil. Pena que o preço não foi tão bom como o preço dos EUA. O Apple TV brasileiro custa mais que o dobro do Apple TV norte americano.
Hoje, com o lançamento do iPhone 4S no Brasil, a Apple revelou os seus preços e, novamente, decepcionou muita gente.
Com esse festival de preços altos, o Hugo (@hugo_rja) me deu a dica de fazer uma comparação entre os preços. E eu resolvi criar uma tabela com os preços dos produtos Apple no Brasil e nos EUA, transformando os valores em real em dólares, para que possamos compará-los melhor. Depois, dividi o preço brasileiro pelo norte americano e transformei em porcentagem. O resultado está aí:


Como vocês podem ver, somente os computadores portáteis da Apple têm preços plausíveis. 61% de imposto, transporte e o lucro de quem vende por aqui. Mas se pegamos o iPod shuffle, relativamente o mais caro de todos,temos 151% do preço do produto nos gastos já citados. Acho que, nesse caso, o lucro está sendo bem maior.
Mas aí ficou aquela dúvida: Será que esses preços absurdos são só da Apple, ou é uma situação generalizada? Foi aí que eu completei a tabela com 4 produtos: O Galaxy Tab 10.1, o Xbox 360, o PlayStation 3 e o Nintendo 3DS.
Os dois consoles me surpreenderam. O Xbox, que é fabricado no Brasil, quase dobra de preço quando comparamos com o norte americano, e o PlayStation 3 quase TRIPLICA o seu preço.

Obs:
1- Os preços dos produtos da Apple foram extraídos da própria loja da Apple e se referem ao modelo de entrada de cada produto.
2- Os produtos não-Apple tiveram seus preços extraídos da Walmart brasileira e da norte americana, exceto o Playstation 3 brasileiro, que foi extraído da Americanas.com
3- Não peguei computadores para fazer a comparação porque, exceto os da Apple, são muito difíceis de encontrar na mesma loja em dois países (quando falo "difícil", quero dizer: "quase impossível")
4- O Xbox 360 usado na comparação é o de 250GB (o único que tinha nas duas lojas) e o PS3 é o de 160GB.
5- As conversões de moeda foram feitas automaticamente por uma função no Google Docs, que usa dados do Google Finance (pra quem tá curioso: =GoogleFinance("CURRENCY:BRLUSD") em algum spreadsheet do GDocs)

Pra quem quiser, eu criei um twitter (era pra ser secundário, mas acabou se tornando o primário): @NetoViana42