quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tem um netbook e quer aproveitar o máximo dele?

Recentemente, os netbooks perderam o seu prestígio e deram lugar aos tablets, que são mais práticos e mais fáceis de usar, além de rodarem sistemas operacionais móveis, o que lhes garante mais velocidade e mais autonomia de bateria.
Mas, se você tem um netbook e quer ter as vantagens do software de um tablet, saiba que existe a adaptação do Android para processadores com arquitetura x86 (os da Intel e da AMD usados na maioria dos netbooks).
O projeto Android x86 tem o objetivo de rodar o android em qualquer PC que consiga rodar o Windows ou em uma máquina virtual, através de programas como o VirtualBox (gratuito e multiplataforma).
Para instalar o Android x86, você precisa de um PC com um HD livre (ou uma partição livre) e um CD (ou pendrive, se o seu computador conseguir dar boot em live USBs).
Após gravar o .iso (encontrado no site do projeto) no CD ou criar o live USB, você deve ligar o PC com o Android x86 plugado e testar o "live mode". Depois, se tudo funcionar corretamente, você pode instalar o Android em uma partição do seu HD e rodá-lo lado a lado com outros sistemas operacionais.
Recomendo a versão "android-x86-3.2-RC2-eeepc", que está estável e funciona em qualquer PC ou netbook, mas é otimizado para os eeepc da Asus.

Esse post foi escrito usando um "smartbook" rodando Android 3.2.